III Encontro SEaD – On-line a 25 e 26 de outubro 2021

Educação Digital

APRESENTAÇÃO

O III Encontro da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação terá lugar nos próximos dias 25 e 26 de outubro de 2021 e será dedicado à “Educação Digital”.

Este é um tema da maior importância nos tempos que vivemos, em particular, porque a pandemia colocou o digital na agenda da educação, e nesta fase de aparente retorno a um “novo normal” não está ainda totalmente esclarecido como podemos beneficiar, hoje e para o futuro, do que fizemos e aprendemos em Educação Digital durante a pandemia.

O que é a Educação Digital? Será uma educação em rede? E qual é o lugar para os espaços e momentos de socialização na necessária articulação entre a presença que se afirma na rede e a presença nos locais de trabalho e estudo enriquecidos com o digital?

Sabemos que a Educação Digital tem a sua sustentabilidade na rede, mas o facto de ser digital e, deste modo, global não dispensa, antes sublinha, a relevância da proximidade nas redes de interação e aprendizagem.

Somos sociais e, por isso, desenvolvemos-nos como uma comunidade de partilha e colaboração.

A Educação Digital é, por esta razão, um processo de encontro e proximidade nas aprendizagens sociais e cognitivas realizadas em rede.

Contamos consigo para aprofundarmos colaborativamente este decisivo tema no nosso III Encontro.

Paulo Dias, coordenador da SEaD.

INSCRIÇÃO NO III ENCONTRO

Gratuita e obrigatória, em formulário on-line: https://bit.ly/sead-iii-encontro-registo

ZOOM E WEBCAST DO III ENCONTRO

Disponível em 25 e 26 de Outubro nos seguintes links diretos:

FÓRUM MOODLE DO PAINEL INVESTIGADORES

Disponível no MOODLE EDUCOM, em https://bit.ly/sead-iii-encontro-forum no âmbito da parceria com aquela associação

PROGRAMA DO III ENCONTRO

Dia 25 de outubro
18:00h – Sessão de abertura: Paulo Dias (Univ. Aberta), Isolina Oliveira (Univ. Aberta), Henrique Gil (I. Politéc. Castelo Branco) e João Correia de Freitas (Univ. Nova de Lisboa);

18:15h – Painel “Educação Digital“, moderado por Maria Flor Pedroso e com Glória Bastos (U. Aberta ), António Osório (U. Minho), Fernando Ramos (U. Portucalense), José Armando Valente (UniCamp) e Vítor Teodoro (U. Lusófona).

Dia 26 de outubro
18:00h – Painel “Investigadores”, moderado por Paula Peres e com Cecília Tomás, Elisabete Barros, Fernanda Nogueira e Luísa Azevedo.
Abertura do fórum temático.

As sessões decorrem em ambiente de Zoom com Webcast Youtube (cf. acima), tendo o painel “Investigadores” extensão assíncrona em fórum MOODLE **

** em parceria com a associação EDUCOM.