Projeto HYBOT – construção de chatbots

Decorreu em Kaunas, Lituânia, nos passados dias 30 de maio a 1 de junho, uma sessão de formação sobre construção de chatbots em contextos de ensino híbrido. A sessão envolveu vários participantes do projeto ERASMUS+ HYBOT, oriundos da Lituânia, Estónia, Alemanha, França e Portugal (Univ. Aberta). A Kaunas University of Technology (KTU) foi a instituição anfitriã.

Durante os três dias foram abordados temas pertinentes para o projeto, como a conceptualização do ensino híbrido, o planeamento e desenho instrucional de módulos de ensino/aprendizagem, a utilização de chatbots no ensino, em particular em contextos híbridos, e a experimentação de ferramentas de construção de chatbots, integráveis em ambientes virtuais de aprendizagem.

Este tipo de eventos é uma das atividades previstas nos projetos ERASMUS+, e destinam-se a familiarizar os participantes nas metodologias, tecnologias e práticas que suportam as atividades que se irão desenvolver no projeto para atingir os objetivos previstos. Os chatbots são ferramentas que, através de dinâmicas conversacionais automatizadas, têm grande potencial para apoio aos estudantes em contextos de ensino a distância e híbrido, sendo um dos objetivos do projeto HYBOT criar e disseminar know-how sobre o seu uso e construção em contextos educativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *