V Encontro Anual SEaD – 12 e 13 dez 2023, 18:00h-20:00h GMT

Inteligência Artificial, Educação Digital e Aberta

APRESENTAÇÃO

A Inteligência Artificial tem vindo sucessivamente a afirmar-se com invulgar rapidez como um elemento incontornável no nosso pensamento sobre a Educação em geral e sobre a Educação Digital e Aberta em particular.

Deste modo, o V Encontro Anual da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação tem como tema Inteligência Artificial, Educação Digital e Aberta.

Novamente organizado em dois períodos ao final da tarde dos dois dias do encontro, esperamos, através da conferência de abertura, do painel constituído pelos coordenadores dos grupos de trabalho e do seminário dos jovens investigadores, não só promover a reflexão como contribuir para o desenvolvimento de abordagens teóricas e práticas que permitam enquadrar os desafios da Inteligência Artificial na formação para a docência online, nos ambientes e práticas emergentes e na qualidade e inovação pedagógica.

O objectivo, recorrente em todas as nossas realizações, é desenvolver uma comunidade de partilha destas temáticas, aumentando o potencial de intervenção e construção da mudança nos modelos e práticas de educação na sociedade do conhecimento em rede.

O encontro, com acesso livre, será realizado em modalidade presencial híbrida com participação a partir da Universidade Nova de Lisboa (a confirmar) enquando instituição de acolhimento desta edição e também via Zoom/Youtube, através dos links da Secção de Educação a Distância a serem disponibilizados brevemente.

A Coordenação da SEaD.

INSCRIÇÃO NO V ENCONTRO
Gratuita e obrigatória, em formulário on-line: https://bit.ly/sead-v-encontro-registo

PARTICIPAÇÃO LOCAL NO V ENCONTRO
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Caparica
Edifício VII – Piso 2 – Ala Leste
Laboratório Rómulo de Carvalho

PARTICIPAÇÂO ON-LINE NO V ENCONTRO (VÍDEO-CONFERÊNCIA ZOOM OU YOUTUBE WEBCAST)

Zoom:
– 12 de dezembro de 2023:
[enviado por e-mail aos inscritos]
– 13 de dezembro de 2023:
[enviado por e-mail aos inscritos]

YouTube:
– 12 de dezembro de 2023:
https://youtube.com/live/UyrZkfA1FP4
– 13 de dezembro de 2023:
https://youtube.com/live/Tm03Iwi-7rU

PROGRAMA DO V ENCONTRO ANUAL SEaD – Inteligência Artificial, Educação Digital e Aberta.

Dia 12 dez 2023
18:00h – Sessão de Abertura. Prof Paulo Dias (U. Aberta)
18:15h – Conferência Plenária. Prof. Luís Correia (F. Ciências, U. Lisboa)
19:00h – Painel Grupos de Trabalho SEaD. Elsa Rodrigues (ESE, IP Beja), Qualidade e Inovação; Teresa Pessoa (U. Coimbra), Docência On-line; João Correia de Freitas (FCT, U. Nova)

Dia 13 dez 2023
18:00h – Painel Jovens Investigadores. Carolina Pereira (IE, U. Lisboa); Fernanda Nogueira (Wiki Alphabet) com Bárbara Cleto (ESMAD, IP Porto), Jaime Ribeiro (IP Leiria) e Paula Valente (CNQF – IEFP). 

As sessões decorrem em ambiente de Zoom com Webcast Youtube (cf. acima).