A docência online é praticada, em modalidades diversas e em suportes tecnológicos diferenciados, em várias instituições do Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação. Os modelos pedagógicos e os enquadramentos legais e institucionais que regem estas práticas são muitas vezes só do conhecimento da instituição e a partilha de saberes a nível nacional é muito restrita.
Em instituições de ensino não superior, como será o caso de instituições que se dedicam à formação de profissionais em diversas áreas onde se incluem os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE’s) oferece-se, também, formação em ambientes digitais para professores do ensino básico e secundário. Não há um conhecimento sistematizado sobre este assunto e sobre as experiências que têm sido desenvolvidas.
Estando atento às tendências no desenvolvimento da pedagogia online a nível europeu, o grupo prevê a colaboração com Unidades de Investigação e Desenvolvimento que em Portugal fazem investigação em EaD e com encontros científicos que incluem nos seus temas a EaD, em particular, o Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES). Com esta colaboração admite-se que seja possível identificar tendências e apresentar pistas e produções inovadoras no âmbito da docência online.
Assim, o grupo de trabalho Docência online da secção EaD da SPCE tem como principais objetivos os seguintes:
a) promover o debate em torno destas novas formas de ensino, aprendizagem avaliação para um mundo interativo;
b) produzir relatórios temáticos que traduzam o estado de arte das diversas dimensões que compreendem o domínio da Docência Online;
c) contribuir para a disseminação do conhecimento na área junto de educadores, professores e interessados no sentido de promover a inovação nas suas práticas docentes.
Composição
O Grupo de Trabalho Docência On-line é constituído por:
Fernanda Nogueira, da Wiki Alphabet;
Isolina Oliveira, do DEED, Universidade Aberta;
Teresa Pessoa (coordenadora), da FPCE, Universidade de Coimbra)
Elsa Rodrigues (Instituto Politécnico de Beja) e
Luís Tinoca, do I. Educação, Universidade de Lisboa.