Formação Flash GT AmbPratEmerg: Plickers, uma ferramenta para a avaliação formativa

Sala de aula com atividade Plickers
(adapt. https://theblogteacher.blogspot.com)

O grupo de trabalho sobre Ambientes e Práticas Emergentes organiza uma formação-flash sobre Plickers, uma ferramenta para a avaliação formativa.

Formadoras: Sara Almeida & Leonor Luís

O Plickers é uma ferramenta online de aplicação de testes, questionários e sondagens in loco. Recorre a cartões que funcionam de forma semelhante a códigos QR, que são scaneados pelos participantes que estão a responder aos questionários, tornando esta ferramenta uma opção mais sustentável em contextos com fraca ligação à internet. Pode, assim, ser utilizado em contextos de grupo onde se pretenda aferir ou avaliar (de forma sumativa ou formativa) determinados conhecimentos ou opiniões.

Ou, segundo o ChatGPT: O Plickers é uma ferramenta educacional que permite aos professores criar questionários e avaliações interativas, utilizando cartões de resposta impressos que são lidos por um dispositivo móvel. Durante a formação, os professores aprendem como criar e usar os questionários, como interpretar os resultados e como integrar essa tecnologia em suas aulas de forma eficiente e eficaz. Com essa formação, os professores são capazes de aumentar a interatividade nas suas aulas, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente para os alunos.

Temas:

  • Caracterização da Ferramenta Plickers:
    • Recursos necessários
    • Funcionalidades
  • Exploração prática das potencialidades

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/kEPciGGCyon6758d8

EdTech Summit Portugal 2023 – 10 e 11 de março

Numa iniciativa da Universidade de Coimbra, no âmbito do seu projeto “Living the Future Academy”, realiza-se nos próximos dias 10 e 11 de março este encontro de reflexão e de partilha entre os vários interessados no uso das tecnologias em Educação.

Do “Acerca” publicado na página do evento, retira-se:

“O paradigma educacional está em mudança, tendo-se transformado a forma como aprendemos, o que aprendemos e onde aprendemos. O acesso e uso crescente da tecnologia e de conectividade têm contribuído para essa mudança. Neste cenário, a Universidade de Coimbra pretende, num evento único, colocar em diálogo os diversos stakeholders da área da Educação. A EdTech Summit Portugal surge como um espaço de reflexão sobre educação, partilha de experiências inspiradoras e mostra de tecnologias aplicadas à educação.
A EdTech Summit Portugal realiza-se em Coimbra, dias 10 e 11 de março. Nesta iniciativa haverá workshops para docentes de todos os níveis de ensino e partilha de experiências e práticas. Estarão também presentes empresas de renome com soluções de tecnologia e inovação aplicadas à educação.
Este evento terá a duração de 12 horas, sendo estas acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pela Universidade de Coimbra, no âmbito “Living The Future Academy” (LFA).”

Mais informações e inscrições em:
https://pages.uc.pt/external/ed-tech-summit/

1ª Tertúlia “2 Bits de Conversa”: Pós-pandemia – uma ‘nova’ normalidade? – 13 de fevereiro 2023, 18:00

Venha participar numa discussão vital e atual sobre o futuro da educação digital! A pandemia mudou para sempre a forma como ensinamos e aprendemos, e agora chegou o momento de explorarmos uma nova “normalidade” plena de potencialidades. Juntos, discutiremos as práticas e ambientes emergentes que estão a moldar o futuro da educação digital. Seja professor, estudante ou simplesmente interessado no assunto, não perca a oportunidade de participar nesta discussão inovadora e cativante!” — ChatGPT

Os Ambientes e as Práticas Emergentes nunca estiveram tanto na ordem do dia como, por infelicidade, no período pandémico. A ruptura do ambiente “natural” da maioria dos educadores confrontou-os com a necessidade (e não a opção) de aproveitarem as potencialidades que o digital lhes proporcionava para vencerem o isolamento a que se viram remetidos.

Numa altura em que voltamos a poder usar o digital por opção, que leituras podemos retirar desse período que nos sirvam para reforçar e sublinhar as potencialidades do digital em tempo de liberdade? Haverá de facto uma “nova normalidade”? Ou antes um retrocesso mais ou menos encapotado e conservador para formas de estar que, em vez de abraçar as potencialidades do digital, olham para as mesmas com aparente desconfiança?

Nesta primeira tertúlia “2 Bits de Conversa” de título “O Pós-pandemia – uma nova ‘normalidade’?” pretende-se explorar estes e outros tópicos que remetem para os ambientes e as práticas emergentes do digital na educação hoje.

A sessão realizar-se-à na próxima

    2.ª feira, dia 13 de fevereiro de 2023, entre as 18h e as 19:30h,

exclusivamente on-line, recorrendo ao ambiente ZOOM.

A abertura da sessão está a cargo do Coordenador da SEaD, Professor Paulo Dias, e sentados à volta da mesa estarão os sub-coordenadores dos Grupos de Trabalho Elsa Rodrigues (“Qualidade e Inovação”), Teresa Pessoa (“Docência On-line”) e João Correia de Freitas (“Ambientes e Práticas Emergentes”) cada qual trazendo um convidado para animar o debate.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/S6dSqVwM3H8yKkVy5

Lotação: 300

A sessão realizar-se-á exclusivamente on-line, recorrendo ao ambiente ZOOM. Os utilizadores inscritos e aceites receberão o link da Sala durante o dia 11 de fevereiro.

Seminário “Jovens Investigadores” | 2.ª edição

Cartaz do seminário

No âmbito das atividades da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, tem lugar no dia 23 de novembro de 2022, às 15h00 (horário de Portugal Continental), a 2.ª edição do Seminário “Jovens Investigadores”.

O evento, moderado pela Diretora do Centro de Ensino a Distância (CEND), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Moçambique, Nilsa Ponda Cherinda, realiza-se online e tem como objetivo a divulgação e partilha dos projetos de investigação no domínio da educação digital, a distância e em rede, e a reflexão e o debate sobre a inovação pedagógica na educação online.

IV Encontro da SEaD – Desafios do Digital para a Educação – híbrido – 24 e 25 de outubro 2022, 18h

Realizar-se-á nos próximos dias 24 e 25 de outubro de 2022, às 18h de Portugal (TMG+1) o IV Encontro da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, subordinado ao tema Desafios do Digital para a Educação.

O IV Encontro da SEaD tem como objetivo “refletir e aprofundar o pensamento da educação no desenvolvimento de inovação pedagógica para enfrentar os desafios na formação para a docência online, na criação de ambientes e práticas emergentes e na regulação e qualidade da oferta educativa de modo a criarmos uma comunidade de partilha com um novo potencial de intervenção para a construção da mudança nos modelos e práticas de educação na sociedade em rede.” (da “Apresentação”)

Desta vez o encontro será realizado em modalidade híbrida, decorrendo simultaneamente na Universidade Aberta, em Lisboa, em vídeo-conferência ZOOM e em webcast Youtube.

Para mais informações, consultar https://sead.spce.org.pt/iv-encontro

Inscrições gratuitas e obrigatórias em https://bit.ly/sead-iv-encontro-registo

Digital with Purpose Global Summit

“The Digital with Purpose (DWP) Global Summit is a flagship event for digital leaders that will convene public and private sector decision makers to accelerate the use and uptake of digital innovations that benefit society.

On 27th September, the Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI), in a operational partnership with APDC – Digital Business Community, will proudly host the Digital with Purpose (DWP) Global Summit at the Altice Arena in Lisbon, Portugal. 

The Summit is a flagship event for digital leaders and convening public and private sector decision-makers to accelerate the use and uptake of digital innovations that benefit society and achieve the UN Sustainable Development Goals (SDGs) by 2030. ​

The Vision​
A future where 10 billion people can live and flourish in a sustainable society that benefits from digital solutions. This future is already within reach but requires us to fundamentally rethink how to use technologies to address and improve upon human needs.​

The Exponential Toolbox ​
The summit will be an opportunity to present innovative solutions that can be developed in a way that multiplies over time and scale.

The Digital with Purpose Summit 2022 will provide a compelling programme focused on the role of digital innovation technologies and how they can contribute to achieving the United Nations Sustainable Development Goals and the Paris Agreement.” in https://event.digitalwithpurpose.org/about

Conferência Digital For Good – desafios da revolução digital para o setor social

A revolução tecnológica mudou a forma como vivemos e trabalhamos. Esta crise pandémica deu ao digital um novo papel na ordem social e económica, obrigando os cidadãos e as organizações a desenvolver estratégias inovadoras e inteligentes de cooperação.

Neste “novo normal” em que estamos a viver, a utilização da tecnologia para promover a inovação social pode ter um papel essencial em termos de processos de escalabilidade e acessibilidade. Também está a redefinir a forma como gerimos o desempenho dos projetos, partilhamos informação e medimos o impacto, reforçando o nível de confiança coletiva na sociedade.

Conscientes do percurso rápido da revolução digital que está em marcha e do impacto no sector social neste novo contexto da era pós pandémica, os Gestores do Active Citizens Fund em Portugal, na Estónia e em Malta decidiram organizar um fórum onde os mais recentes desenvolvimentos e tendências serão discutidos para garantir uma sociedade civil mais forte e bem preparada na Europa, capaz de progredir na era digital e de encontrar, em conjunto, novas soluções para os novos problemas que enfrentamos.

O programa da conferência combina palestras e sessões plenárias de líderes do pensamento nestes sectores (Inovação Social e Agenda Digital) com sessões que se desdobram em focos temáticos sobre agendas societais diversas (participação cívica e direitos humanos; educação; saúde e inclusão; ambiente e alterações climáticas). Vários especialistas de alto nível e empreendedores na área das TI de diversos países europeus e dos E.U.A. vão estimular e elucidar os debates.” (in https://gulbenkian.pt/agenda/digital-for-good-2022/)

Data

ter, 04 out 2022 / 09:30 – 17:30

Local

Edifício Sede – Fundação Calouste Gulbenkian

Av. Berna, 45 A, Lisboa

Preço

Entrada gratuita mediante inscrição prévia

Projeto HYBOT – construção de chatbots

Decorreu em Kaunas, Lituânia, nos passados dias 30 de maio a 1 de junho, uma sessão de formação sobre construção de chatbots em contextos de ensino híbrido. A sessão envolveu vários participantes do projeto ERASMUS+ HYBOT, oriundos da Lituânia, Estónia, Alemanha, França e Portugal (Univ. Aberta). A Kaunas University of Technology (KTU) foi a instituição anfitriã.

Durante os três dias foram abordados temas pertinentes para o projeto, como a conceptualização do ensino híbrido, o planeamento e desenho instrucional de módulos de ensino/aprendizagem, a utilização de chatbots no ensino, em particular em contextos híbridos, e a experimentação de ferramentas de construção de chatbots, integráveis em ambientes virtuais de aprendizagem.

Este tipo de eventos é uma das atividades previstas nos projetos ERASMUS+, e destinam-se a familiarizar os participantes nas metodologias, tecnologias e práticas que suportam as atividades que se irão desenvolver no projeto para atingir os objetivos previstos. Os chatbots são ferramentas que, através de dinâmicas conversacionais automatizadas, têm grande potencial para apoio aos estudantes em contextos de ensino a distância e híbrido, sendo um dos objetivos do projeto HYBOT criar e disseminar know-how sobre o seu uso e construção em contextos educativos.

Formação Flash GT AmbPratEmerg: Gamificação com MOODLE

(adapt. https://www.kobo.com/pt/pt/ebook/gamification-with-moodle)

O grupo de trabalho sobre Ambientes e Práticas Emergentes organiza uma formação-flash sobre gamificação com a plataforma Moodle.

A gamificação em formações online tem vindo a ser introduzida como forma de motivação dos estudantes, estimulando a competição e a superação dos objetivos, bem como o sentido de progresso (passagem de níveis, pontos de experiência) na aprendizagem. Neste micro-workshop, pretende-se explorar algumas ferramentas de gamificação no contexto da plataforma Moodle, como o H5P, Game e quadros de pontuação/recompensas/medalhas.

Temas:

  • Introdução e acesso à plataforma Moodle
  • Atividades interativas H5P
  • Jogos com a atividade “Game”
  • Quadros de ranking e recompensas

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/CBbjnEubh19ZcRUu9

Mais informações:

https://sead.spce.org.pt/gt-ape-gamificacao-moodle

World Education Summit 21 a 24 março 2022

Começa hoje a World Education Summit que decorre online até 24 de março 2022

Connecting the greatest educators across the world with incredible expertise, practice and the latest research, all delivered straight to you wherever you are, whenever you want it so your whole network can get involved.”

Este ano apresenta como um dos temas as tecnologias : “EdTech: New Relationships. New Efficacies. New possibilities. Shifting traditional EdTech focus on the Tech, back onto Behaviours.”