Seminário “Jovens Investigadores” | 2.ª edição

Cartaz do seminário

No âmbito das atividades da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, tem lugar no dia 23 de novembro de 2022, às 15h00 (horário de Portugal Continental), a 2.ª edição do Seminário “Jovens Investigadores”.

O evento, moderado pela Diretora do Centro de Ensino a Distância (CEND), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Moçambique, Nilsa Ponda Cherinda, realiza-se online e tem como objetivo a divulgação e partilha dos projetos de investigação no domínio da educação digital, a distância e em rede, e a reflexão e o debate sobre a inovação pedagógica na educação online.

IV Encontro da SEaD – Desafios do Digital para a Educação – híbrido – 24 e 25 de outubro 2022, 18h

Realizar-se-á nos próximos dias 24 e 25 de outubro de 2022, às 18h de Portugal (TMG+1) o IV Encontro da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, subordinado ao tema Desafios do Digital para a Educação.

O IV Encontro da SEaD tem como objetivo “refletir e aprofundar o pensamento da educação no desenvolvimento de inovação pedagógica para enfrentar os desafios na formação para a docência online, na criação de ambientes e práticas emergentes e na regulação e qualidade da oferta educativa de modo a criarmos uma comunidade de partilha com um novo potencial de intervenção para a construção da mudança nos modelos e práticas de educação na sociedade em rede.” (da “Apresentação”)

Desta vez o encontro será realizado em modalidade híbrida, decorrendo simultaneamente na Universidade Aberta, em Lisboa, em vídeo-conferência ZOOM e em webcast Youtube.

Para mais informações, consultar https://sead.spce.org.pt/iv-encontro

Inscrições gratuitas e obrigatórias em https://bit.ly/sead-iv-encontro-registo

Digital with Purpose Global Summit

“The Digital with Purpose (DWP) Global Summit is a flagship event for digital leaders that will convene public and private sector decision makers to accelerate the use and uptake of digital innovations that benefit society.

On 27th September, the Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI), in a operational partnership with APDC – Digital Business Community, will proudly host the Digital with Purpose (DWP) Global Summit at the Altice Arena in Lisbon, Portugal. 

The Summit is a flagship event for digital leaders and convening public and private sector decision-makers to accelerate the use and uptake of digital innovations that benefit society and achieve the UN Sustainable Development Goals (SDGs) by 2030. ​

The Vision​
A future where 10 billion people can live and flourish in a sustainable society that benefits from digital solutions. This future is already within reach but requires us to fundamentally rethink how to use technologies to address and improve upon human needs.​

The Exponential Toolbox ​
The summit will be an opportunity to present innovative solutions that can be developed in a way that multiplies over time and scale.

The Digital with Purpose Summit 2022 will provide a compelling programme focused on the role of digital innovation technologies and how they can contribute to achieving the United Nations Sustainable Development Goals and the Paris Agreement.” in https://event.digitalwithpurpose.org/about

Conferência Digital For Good – desafios da revolução digital para o setor social

A revolução tecnológica mudou a forma como vivemos e trabalhamos. Esta crise pandémica deu ao digital um novo papel na ordem social e económica, obrigando os cidadãos e as organizações a desenvolver estratégias inovadoras e inteligentes de cooperação.

Neste “novo normal” em que estamos a viver, a utilização da tecnologia para promover a inovação social pode ter um papel essencial em termos de processos de escalabilidade e acessibilidade. Também está a redefinir a forma como gerimos o desempenho dos projetos, partilhamos informação e medimos o impacto, reforçando o nível de confiança coletiva na sociedade.

Conscientes do percurso rápido da revolução digital que está em marcha e do impacto no sector social neste novo contexto da era pós pandémica, os Gestores do Active Citizens Fund em Portugal, na Estónia e em Malta decidiram organizar um fórum onde os mais recentes desenvolvimentos e tendências serão discutidos para garantir uma sociedade civil mais forte e bem preparada na Europa, capaz de progredir na era digital e de encontrar, em conjunto, novas soluções para os novos problemas que enfrentamos.

O programa da conferência combina palestras e sessões plenárias de líderes do pensamento nestes sectores (Inovação Social e Agenda Digital) com sessões que se desdobram em focos temáticos sobre agendas societais diversas (participação cívica e direitos humanos; educação; saúde e inclusão; ambiente e alterações climáticas). Vários especialistas de alto nível e empreendedores na área das TI de diversos países europeus e dos E.U.A. vão estimular e elucidar os debates.” (in https://gulbenkian.pt/agenda/digital-for-good-2022/)

Data

ter, 04 out 2022 / 09:30 – 17:30

Local

Edifício Sede – Fundação Calouste Gulbenkian

Av. Berna, 45 A, Lisboa

Preço

Entrada gratuita mediante inscrição prévia

Projeto HYBOT – construção de chatbots

Decorreu em Kaunas, Lituânia, nos passados dias 30 de maio a 1 de junho, uma sessão de formação sobre construção de chatbots em contextos de ensino híbrido. A sessão envolveu vários participantes do projeto ERASMUS+ HYBOT, oriundos da Lituânia, Estónia, Alemanha, França e Portugal (Univ. Aberta). A Kaunas University of Technology (KTU) foi a instituição anfitriã.

Durante os três dias foram abordados temas pertinentes para o projeto, como a conceptualização do ensino híbrido, o planeamento e desenho instrucional de módulos de ensino/aprendizagem, a utilização de chatbots no ensino, em particular em contextos híbridos, e a experimentação de ferramentas de construção de chatbots, integráveis em ambientes virtuais de aprendizagem.

Este tipo de eventos é uma das atividades previstas nos projetos ERASMUS+, e destinam-se a familiarizar os participantes nas metodologias, tecnologias e práticas que suportam as atividades que se irão desenvolver no projeto para atingir os objetivos previstos. Os chatbots são ferramentas que, através de dinâmicas conversacionais automatizadas, têm grande potencial para apoio aos estudantes em contextos de ensino a distância e híbrido, sendo um dos objetivos do projeto HYBOT criar e disseminar know-how sobre o seu uso e construção em contextos educativos.

Formação Flash GT AmbPratEmerg: Gamificação com MOODLE

(adapt. https://www.kobo.com/pt/pt/ebook/gamification-with-moodle)

O grupo de trabalho sobre Ambientes e Práticas Emergentes organiza uma formação-flash sobre gamificação com a plataforma Moodle.

A gamificação em formações online tem vindo a ser introduzida como forma de motivação dos estudantes, estimulando a competição e a superação dos objetivos, bem como o sentido de progresso (passagem de níveis, pontos de experiência) na aprendizagem. Neste micro-workshop, pretende-se explorar algumas ferramentas de gamificação no contexto da plataforma Moodle, como o H5P, Game e quadros de pontuação/recompensas/medalhas.

Temas:

  • Introdução e acesso à plataforma Moodle
  • Atividades interativas H5P
  • Jogos com a atividade “Game”
  • Quadros de ranking e recompensas

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/CBbjnEubh19ZcRUu9

Mais informações:

https://sead.spce.org.pt/gt-ape-gamificacao-moodle

World Education Summit 21 a 24 março 2022

Começa hoje a World Education Summit que decorre online até 24 de março 2022

Connecting the greatest educators across the world with incredible expertise, practice and the latest research, all delivered straight to you wherever you are, whenever you want it so your whole network can get involved.”

Este ano apresenta como um dos temas as tecnologias : “EdTech: New Relationships. New Efficacies. New possibilities. Shifting traditional EdTech focus on the Tech, back onto Behaviours.”

VPL – Laboratório Virtual de Programação

VPL (“Virtual Programming Lab”) é um ambiente de programação totalmente integrável num sistema de gestão de aprendizagem online, como o Moodle.

Através desta ferramenta, os alunos podem realizar, testar e submeter a avaliação trabalhos de programação em inúmeras linguagens (C, C++, Python, Java, etc.), sem necessidade de instalar software adicional no seu computador. Os docentes podem assim disponibilizar num formato uniforme e eficaz a componente prática do ensino da Programação de Computadores, a distância.

Está agora disponível a mais recente versão deste útil sistema: https://vpl.dis.ulpgc.es

Webinars: “O Digital na Educação II” e “O Digital na Educação III”

O CNE – Conselho Nacional de Educação organiza, no dia 7 de dezembro, pelas 15:00h, o Webinar “O Digital na Educação II”, e no dia 9 de dezembro, pelas 10:00h  “O Digital na Educação III” com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância das tecnologias digitais na educação e os caminhos a seguir para a obtenção dos melhores resultados. Para mais informações consulte o site.