Formação Flash GT AmbPratEmerg: Interação com a IA generativa – nova edição, 25 de março

Robots numa sala de aula

O grupo de trabalho sobre Ambientes e Práticas Emergentes organiza nova edição da formação-flash sobre a interação com a IA generativa. (ver notícia da edição anterior).

Formador: Vitor Rocio

Explore o Universo da Inteligência Artificial: Prepare-se para Interagir com IA Generativa e Transforme o Ensino!

Já se perguntou como pode utilizar a inteligência artificial generativa para enriquecer a experiência de aprendizagem dos seus alunos?

Junte-se a nós numa formação inovadora, onde aprenderá a arte de interagir com uma ferramenta de IA generativa, como o ChatGPT, e descobrirá como esta tecnologia pode ser um aliado poderoso na educação.

O que pode ganhar nesta formação Flash:

  • Descobrir como incorporar o ChatGPT nas suas práticas para criar conteúdo educativo envolvente e cativante.
  • Aprender a personalizar a IA para responder às necessidades específicas dos seus alunos, e contornar utilizações indesejadas.
  • Desenvolver competências de conversação com a IA, para melhorar a eficácia da comunicação com os alunos.
  • Explorar exemplos reais de uso da IA em sala de aula, como apoio na criação de materiais didáticos, suporte à aprendizagem personalizada e muito mais.

Não perca esta oportunidade única para explorar o potencial da IA na sala de aula. Junte-se a nós e comece a moldar o futuro da educação de forma criativa e inovadora!

(redigido com a participação do ChatGPT)

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/koY7KkDN3uutXGhg6

Resultados das Eleições para Coordenador da SEaD: Prof. Paulo Dias eleito

Depois de apurados os resultados da eleição para Coordenador da Secção de Educação a Distância da SPCE, informamos que os resultados da votação foram os seguintes: 

  • Votos recebidos: 17
  • Abstenções: 7
  • Votos na candidatura do Prof. Paulo Dias: 15
  • Votos em branco: 2
  • Votantes no Caderno Eleitoral: 24

Em face dos resultados, saudamos o Professor Paulo Dias por esta eleição e desejamos-lhe os maiores sucessos para este novo mandato.

Saudações cordiais,

A Comissão Eleitoral
Teresa Pessoa e Luísa Aires

Eleição para Coordenador da SEaD amanhã, 2.ª feira 26 de Fevereiro e Caderno Eleitoral Definitivo

Decorrerá amanhã, 2.ª feira dia 26 de fevereiro, a eleição para Coordenador da Secção de Educação a Distância (SEaD) da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE).

O Caderno Eleitoral definitivo foi validado pela SPCE a 23.02.2024 e os membros da SEaD constantes do mesmo receberão pelo correio eletrónico instruções para poderem votar eletronicamente recorrendo ao sistema Helios.

No final do dia serão divulgados os resultados.

Eleição para Coordenador da SEaD: divulgada candidatura e caderno eleitoral

A SEaD está em processo eleitoral para o biénio 24-26.

Foi hoje divulgadas pela Comissão Eleitoral a candidatura recebida por parte do Prof. Doutor Paulo Dias, actual coordenador da SEaD, para um novo mandato.

Igualmente publicado hoje o Caderno Eleitoral 2024, que será revisto no final da semana para assegurar que contempla todos os que entretanto se inscreveram ou renovaram as suas quotas na SPCE.

Formação Flash GT AmbPratEmerg: O Metaverso na Educação

O grupo de trabalho sobre Ambientes e Práticas Emergentes organiza uma formação-flash sobre o Metaverso na Educação.

Apresentar-se-á um breve enquadramento do conceito de Metaverso e das ferramentas tecnológicas atuais onde se concretiza este conceito. Como forma de expor as abordagens de aprendizagem, parte-se do conceito da “Imersão”, com as suas bases teóricas e três dimensões conceptuais: sistema, narrativa e agência. A partir deste conceito, apresenta-se o panorama de diversidade de usos de ambientes imersivos relatados na literatura científica, bem como as suas agregações de práticas e estratégias pedagógicas, vg. “Immersive Learning Brain”. Por fim, exemplificar-se-á como a partir destes elementos podemos utilizar um instrumentos de descrição de caso, a Ficha de Caso de Aprendizagem Imersiva, para descrever e planear abordagens pedagógicas que visem tirar partido do Metaverso e outros ambientes imersivos.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/q2eLwuRhYtPcQ8Jh6

Formador: Leonel Morgado (Univ. Aberta)

Leonel Morgado é Professor Associado com Agregação da Universidade Aberta, onde leciona nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação e programação. Coordena o Núcleo do INESC TEC nesta universidade, sendo Investigador Sénior nessa unidade de investigação. É também Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e Diretor para a Qualidade Científica da associação internacional de investigação Immersive Learning Research Network. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre ambientes imersivos desde 2000, sendo autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web para museus e outras entidades de património, de uma equipa de implantação de software de gestão de listas de espera cirúrgicas entre hospitais e a Direção-Geral da Saúde, e gestor de equipas de combate à infoexclusão em meio rural.

V Encontro Anual da SEaD sob o tema: Inteligência Artificial, Educação Digital e Aberta, 12 e 13 de dezembro de 2023, das 18:00h às 20:00h

Vai-se realizar muito em breve o nosso V Encontro Anual da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação sob o tema: Inteligência Artificial, Educação Digital e Aberta, a ocorrer nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, entre as 18:00h e as 20:00h TMG+0.

“A Inteligência Artificial tem vindo sucessivamente a afirmar-se com invulgar rapidez como um elemento incontornável no nosso pensamento sobre a Educação em geral e sobre a Educação Digital e Aberta em particular, pelo que não surpreenderá a escolha do tema do Encontro deste ano. Pretendemos não só promover a reflexão como contribuir para o desenvolvimento de abordagens teóricas e práticas que permitam enquadrar os desafios da Inteligência Artificial na formação para a docência online, nos ambientes e práticas emergentes e na qualidade e inovação pedagógica.”
(da Apresentação).

No primeiro dia e após a sessão de abertura pelo Prof. Paulo Dias, coordenador da SEaD, contaremos com a presença do Prof. Luís Correia, da Faculdade de Ciências de Lisboa na sessão plenária, a que se seguirá o habitual painel dos Grupos de Trabalho da SEaD.
No segundo dia e como também já vem sendo hábito, teremos o painel de Jovens Investigadores, desta vez moderado por Carolina Pereira e Fernanda Nogueira e contando com a presença dos colegas Bárbara Cleto, Jaime Ribeiro e Paula Valente.

O encontro, com acesso livre mas de inscrição obrigatória, será realizado em modalidade híbrida: localmente na Universidade Nova (a confirmar), enquanto instituição de acolhimento, e on-line via Zoom/Youtube, através dos URL a serem disponibilizados brevemente.

Contamos com a Vossa presença. Boas Festas.

A Coordenação da SEaD.

PROGRAMA DO V ENCONTRO
Disponível em: https://sead.spce.org.pt/v-encontro-anual/

INSCRIÇÃO NO V ENCONTRO
Gratuita e obrigatória, em formulário on-line: https://bit.ly/sead-v-encontro-registo

PARTICIPAÇÃO LOCAL NO V ENCONTRO
Universidade Nova
(a confirmar)

PARTICIPAÇÂO ON-LINE (ZOOM OU WEBCAST) NO V ENCONTRO
(URL ZOOM e YouTube a anunciar)

Formação-flash sobre Inteligência Artificial generativa recebe 4 509 inscrições – novas iniciativas em breve!

A formação-flash proposta pelo Grupo de trabalho Ambientes e Práticas Emergentes suscitou um interesse inusitado que iremos tentar acolher assim que possível.

Recebemos acima de 4500 inscrições de colegas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e vários países ibero-americanos e europeus.

O elevado número de inscrições resultante do interesse suscitado por esta ação não nos permitiu infelizmente aceitar a participação de todos na sessão de hoje, prevista para 20 vagas. Aos colegas cuja inscrição foi aceite, de acordo com os critérios previstos, foi enviado o email com as indicações necessárias para a participação na sessão. Pelo contrário, a limitação de 500 destinatários do sistema de email não nos permitiu contudo avisar os milhares de inscritos que desta vez não pudemos aceitar e que esperamos estejam a ler esta notícia como forma de esclarecimento.

Agradecemos a vossa compreensão e iremos em breve propor-vos não só re-edições desta formação-flash mas também alternativas de trabalho da mesma temática que, esperamos, acolham o interesse de todos os que se inscreveram e não tiveram na lugar na presente edição.

Contamos assim dar resposta à expectativa criada junto dos colegas que se inscreveram.

SEaD – Grupo de Trabalho Ambientes e Práticas Emergentes

Formação Flash GT AmbPratEmerg: Interação com a IA generativa

ATENÇÃO
O elevado interesse suscitado por esta ação não nos permitiu infelizmente aceitar a participação de todos.
às inscrições aceites foi possível como previsto enviar o email com as indicações necessárias.
A limitação do sistema de email não nos permitiu contudo avisar os milhares de inscritos que desta vez não pudemos aceitar.
Agradecemos a vossa compreensão e iremos em breve propor-vos não só a re-edição desta formação-flash mas também alternativas que, esperamos, acolham o interesse de todos os que se inscreveram e não tiveram na lugar na presente edição. Contamos assim dar resposta à expectativa criada junto dos mais de 4500 (!) colegas que se inscreveram.
(leia a notícia de hoje sobre esta inesperada mas bem-vinda situação)
SEaD – GT APE, 2023.10.06

O grupo de trabalho sobre Ambientes e Práticas Emergentes organiza uma formação-flash sobre a interação com a IA generativa.

Formador: Vitor Rocio

Explore o Universo da Inteligência Artificial: Prepare-se para Interagir com IA Generativa e Transforme o Ensino!

Já se perguntou como pode utilizar a inteligência artificial generativa para enriquecer a experiência de aprendizagem dos seus alunos?

Junte-se a nós numa formação inovadora, onde aprenderá a arte de interagir com uma ferramenta de IA generativa, como o ChatGPT, e descobrirá como esta tecnologia pode ser um aliado poderoso na educação.

O que pode ganhar nesta formação Flash:

  • Descobrir como incorporar o ChatGPT nas suas práticas para criar conteúdo educativo envolvente e cativante.
  • Aprender a personalizar a IA para responder às necessidades específicas dos seus alunos, e contornar utilizações indesejadas.
  • Desenvolver competências de conversação com a IA, para melhorar a eficácia da comunicação com os alunos.
  • Explorar exemplos reais de uso da IA em sala de aula, como apoio na criação de materiais didáticos, suporte à aprendizagem personalizada e muito mais.

Não perca esta oportunidade única para explorar o potencial da IA na sala de aula. Junte-se a nós e comece a moldar o futuro da educação de forma criativa e inovadora!

(redigido com a participação do ChatGPT)

Documentos:

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/Mk3x3MhJXhXthbGd6

webinar inteligência artificial: ética e inovação pedagógica

ACADEMIA FORGES apresenta, através do grupo de trabalho do eixo formação e inovação pedagógica,no próximo dia 06 de junho, pelas 14h (hora em Portugal Continental), o webinar inteligência artificial: ética e inovação pedagógicatendo como oradores convidados António Dias de Figueiredo (Universidade de Coimbra, Portugal) e Isabel Batista (Universidade Católica Portuguesa, Portugal).

A moderação está a cargo de Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes (Instituto Superior de Ciências da Educação – Benguela, Angola) e Conceição Rego (Universidade de Évora, Portugal) e Ana Luísa Rodrigues (Universidade de Lisboa, Portugal) assumem a coordenação do eixo formação e inovação pedagógica.

Para participar na sessão aceda a:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96146844560?pwd=M2RvcmQ0U1VpT3NQMlhCeXFLWUdVQT09
ID da reunião: 961 4684 4560
Senha de acesso: academia

ACADEMIA FORGES é uma chancela assente num consórcio de IES, dinamizado por associados da FORGES e organizado por eixos temáticos, com representação dos diferentes países de língua portuguesa, que procura dar forma às atividades de sensibilização e formação da Associação FORGES, em torno da gestão do ensino superior. São quatro os eixos de atuação da ACADEMIA FORGES, para o biénio 2021-2023:

– formação e inovação pedagógica

– sustentabilidade no ensino superior

– qualidade no ensino superior

– educação superior em contextos emergentes

2 Bits de Conversa: Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – 5 de junho

Gerado pelo DALL-E

Junte-se ao nosso debate online sobre “Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas no Ensino Superior”. Explore como a tecnologia está a remodelar a aprendizagem e o potencial da IA no ensino superior. Testemunhe argumentos apaixonados, insights provocadores e participe numa troca de ideias. Aprofunde o futuro da educação e desvende a relação complexa entre IA e pedagogia. Prepare-se para uma discussão esclarecedora que irá redefinir a forma como aprendemos. Junte-se a nós e molde o futuro do ensino superior!

A sessão realizar-se-á na próxima

2.ª feira, dia 5 de junho, entre as 18h e as 19h30

A abertura da sessão está a cargo do Coordenador da SEaD, Paulo Dias e sentados à volta da mesa estarão os nossos convidados José Valente (Unisinos), Vitor Teodoro (U.Lusófona) e Vitor Santos (Nova IMS).

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/Xb5xF2GAzuLuoEbT9

Lotação: 280

Link da Sala ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99055698179