IV Encontro da SEaD – Desafios do Digital para a Educação – Híbrido, 24 e 25 de Outubro de 2022

Desafios do Digital para a Educação

APRESENTAÇÃO

Aprender em rede é um dos grandes desafios do digital para o desenvolvimento da educação na sociedade contemporânea, em particular, na conceção das aprendizagens como momentos de criação e inovação nos contextos sociais e cognitivos da experiência do conhecimento nos ambientes e comunidades emergentes.

Deste modo, o IV Encontro Anual da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação tem como tema Desafios do Digital para a Educação.

Esperamos, ao longo dos dois dias do encontro, através da conferência de abertura, do painel constituído pelos coordenadores dos grupos de trabalho e do seminário dos jovens investigadores, promover a reflexão e desenvolver os enquadramentos teóricos e práticos do pensamento da educação para enfrentar os desafios na formação para a docência online, nos ambientes e práticas emergentes e na qualidade e inovação pedagógica, de modo a criarmos uma comunidade de partilha com um novo potencial de intervenção para a construção da mudança nos modelos e práticas de educação na sociedade do conhecimento em rede.

O encontro, com acesso livre, será realizado presencialmente e via Zoom/Youtube, a partir da Universidade Aberta, instituição de acolhimento, e através dos links da Secção de Educação a Distância a serem disponibilizados brevemente.

Paulo Dias, coordenador da SEaD.

INSCRIÇÃO NO IV ENCONTRO

Gratuita e obrigatória, em formulário on-line: https://bit.ly/sead-iv-encontro-registo

PARTICIPAÇÃO LOCAL NO IV ENCONTRO

Salão Nobre da Universidade Aberta
Palácio Ceia
Rua da Escola Politécnica, n.º 147
1269-001 Lisboa – Portugal

PARTICIPAÇÂO ON-LINE (ZOOM OU YOUTUBE WEBCAST) DO IV ENCONTRO

Zoom:
– 24 de outubro:
[enviado por e-mail aos inscritos]
– 25 de outubro:
[enviado por e-mail aos inscritos]

YouTube:
– 24 de Outubro:
https://youtu.be/sIihP_eh1aU
– 25 de Outubro:
[Novo link corrigido]
https://youtu.be/-mC7g61WAho

FÓRUM MOODLE DO PAINEL JOVENS INVESTIGADORES

Disponível no MOODLE EDUCOM, no âmbito da parceria com aquela associação, em
https://moodle.educom.pt/course/view.php?id=451

PROGRAMA DO IV ENCONTRO – DESAFIOS DO DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO

Dia 24 de outubro de 2022
18:00h-18:15h PT (TMG+1) – Sessão de abertura: Paulo Dias (Univ. Aberta)
18:15h-19:00h PT (TMG+1) – Conferência de abertura: Maria Potes Barbas, (I. P. Santarém)
19:00h-20:00h PT (TMG+1) – Painel dos Grupos de Trabalho da SEaD: Luísa Aires (Univ. Aberta, moderadora), com Teresa Pessoa (Univ. Coimbra, G. T. Formação para a Docência Online), João Correia de Freitas (Univ. Nova, G. T. Ambientes e Práticas Emergentes) e António Osório (Univ. Minho, G. T. Qualidade e Inovação).

Dia 25 de outubro de 2022
18:00h-19:30h PT (TMG+1) – Seminário “Jovens Investigadores”: Fernanda Nogueira (Wiki Alphabet, moderação) com Pedro Cabral (NAU platform manager), Magda Fonte (Director of Academic Services Iberia at Higher Ed Partners), Cláudia Sofia Barata (Professora do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro) e Tiago da Silva Carvalho (Leitor do Instituto Camões e Univ. de Helsínquia]. Abertura do fórum temático.
19:30h-20:00h PT (TMG+1) – Apresentação do livro: “Educação Digital, a Distância e em Rede”, edição em dupla chancela, Editora da Universidade Aberta e Imprensa da Universidade de Coimbra, por Teresa Pessoa (Univ. Coimbra).

As sessões decorrem em ambiente de Zoom com Webcast Youtube (cf. acima), tendo o painel “Jovens Investigadores” extensão assíncrona em fórum MOODLE **

** em parceria com a associação EDUCOM.