Resultados das Eleições para Coordenador da SEaD: Prof. Paulo Dias eleito

Depois de apurados os resultados da eleição para Coordenador da Secção de Educação a Distância da SPCE, informamos que os resultados da votação foram os seguintes: 

  • Votos recebidos: 17
  • Abstenções: 7
  • Votos na candidatura do Prof. Paulo Dias: 15
  • Votos em branco: 2
  • Votantes no Caderno Eleitoral: 24

Em face dos resultados, saudamos o Professor Paulo Dias por esta eleição e desejamos-lhe os maiores sucessos para este novo mandato.

Saudações cordiais,

A Comissão Eleitoral
Teresa Pessoa e Luísa Aires

Eleição para Coordenador da SEaD amanhã, 2.ª feira 26 de Fevereiro e Caderno Eleitoral Definitivo

Decorrerá amanhã, 2.ª feira dia 26 de fevereiro, a eleição para Coordenador da Secção de Educação a Distância (SEaD) da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE).

O Caderno Eleitoral definitivo foi validado pela SPCE a 23.02.2024 e os membros da SEaD constantes do mesmo receberão pelo correio eletrónico instruções para poderem votar eletronicamente recorrendo ao sistema Helios.

No final do dia serão divulgados os resultados.

Eleição para Coordenador da SEaD: divulgada candidatura e caderno eleitoral

A SEaD está em processo eleitoral para o biénio 24-26.

Foi hoje divulgadas pela Comissão Eleitoral a candidatura recebida por parte do Prof. Doutor Paulo Dias, actual coordenador da SEaD, para um novo mandato.

Igualmente publicado hoje o Caderno Eleitoral 2024, que será revisto no final da semana para assegurar que contempla todos os que entretanto se inscreveram ou renovaram as suas quotas na SPCE.

Formação Flash GT AmbPratEmerg: O Metaverso na Educação

O grupo de trabalho sobre Ambientes e Práticas Emergentes organiza uma formação-flash sobre o Metaverso na Educação.

Apresentar-se-á um breve enquadramento do conceito de Metaverso e das ferramentas tecnológicas atuais onde se concretiza este conceito. Como forma de expor as abordagens de aprendizagem, parte-se do conceito da “Imersão”, com as suas bases teóricas e três dimensões conceptuais: sistema, narrativa e agência. A partir deste conceito, apresenta-se o panorama de diversidade de usos de ambientes imersivos relatados na literatura científica, bem como as suas agregações de práticas e estratégias pedagógicas, vg. “Immersive Learning Brain”. Por fim, exemplificar-se-á como a partir destes elementos podemos utilizar um instrumentos de descrição de caso, a Ficha de Caso de Aprendizagem Imersiva, para descrever e planear abordagens pedagógicas que visem tirar partido do Metaverso e outros ambientes imersivos.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/q2eLwuRhYtPcQ8Jh6

Formador: Leonel Morgado (Univ. Aberta)

Leonel Morgado é Professor Associado com Agregação da Universidade Aberta, onde leciona nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação e programação. Coordena o Núcleo do INESC TEC nesta universidade, sendo Investigador Sénior nessa unidade de investigação. É também Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e Diretor para a Qualidade Científica da associação internacional de investigação Immersive Learning Research Network. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre ambientes imersivos desde 2000, sendo autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web para museus e outras entidades de património, de uma equipa de implantação de software de gestão de listas de espera cirúrgicas entre hospitais e a Direção-Geral da Saúde, e gestor de equipas de combate à infoexclusão em meio rural.