Conferência Digital For Good – desafios da revolução digital para o setor social

A revolução tecnológica mudou a forma como vivemos e trabalhamos. Esta crise pandémica deu ao digital um novo papel na ordem social e económica, obrigando os cidadãos e as organizações a desenvolver estratégias inovadoras e inteligentes de cooperação.

Neste “novo normal” em que estamos a viver, a utilização da tecnologia para promover a inovação social pode ter um papel essencial em termos de processos de escalabilidade e acessibilidade. Também está a redefinir a forma como gerimos o desempenho dos projetos, partilhamos informação e medimos o impacto, reforçando o nível de confiança coletiva na sociedade.

Conscientes do percurso rápido da revolução digital que está em marcha e do impacto no sector social neste novo contexto da era pós pandémica, os Gestores do Active Citizens Fund em Portugal, na Estónia e em Malta decidiram organizar um fórum onde os mais recentes desenvolvimentos e tendências serão discutidos para garantir uma sociedade civil mais forte e bem preparada na Europa, capaz de progredir na era digital e de encontrar, em conjunto, novas soluções para os novos problemas que enfrentamos.

O programa da conferência combina palestras e sessões plenárias de líderes do pensamento nestes sectores (Inovação Social e Agenda Digital) com sessões que se desdobram em focos temáticos sobre agendas societais diversas (participação cívica e direitos humanos; educação; saúde e inclusão; ambiente e alterações climáticas). Vários especialistas de alto nível e empreendedores na área das TI de diversos países europeus e dos E.U.A. vão estimular e elucidar os debates.” (in https://gulbenkian.pt/agenda/digital-for-good-2022/)

Data

ter, 04 out 2022 / 09:30 – 17:30

Local

Edifício Sede – Fundação Calouste Gulbenkian

Av. Berna, 45 A, Lisboa

Preço

Entrada gratuita mediante inscrição prévia

Projeto HYBOT – construção de chatbots

Decorreu em Kaunas, Lituânia, nos passados dias 30 de maio a 1 de junho, uma sessão de formação sobre construção de chatbots em contextos de ensino híbrido. A sessão envolveu vários participantes do projeto ERASMUS+ HYBOT, oriundos da Lituânia, Estónia, Alemanha, França e Portugal (Univ. Aberta). A Kaunas University of Technology (KTU) foi a instituição anfitriã.

Durante os três dias foram abordados temas pertinentes para o projeto, como a conceptualização do ensino híbrido, o planeamento e desenho instrucional de módulos de ensino/aprendizagem, a utilização de chatbots no ensino, em particular em contextos híbridos, e a experimentação de ferramentas de construção de chatbots, integráveis em ambientes virtuais de aprendizagem.

Este tipo de eventos é uma das atividades previstas nos projetos ERASMUS+, e destinam-se a familiarizar os participantes nas metodologias, tecnologias e práticas que suportam as atividades que se irão desenvolver no projeto para atingir os objetivos previstos. Os chatbots são ferramentas que, através de dinâmicas conversacionais automatizadas, têm grande potencial para apoio aos estudantes em contextos de ensino a distância e híbrido, sendo um dos objetivos do projeto HYBOT criar e disseminar know-how sobre o seu uso e construção em contextos educativos.

Formação Flash GT AmbPratEmerg: Gamificação com MOODLE

(adapt. https://www.kobo.com/pt/pt/ebook/gamification-with-moodle)

O grupo de trabalho sobre Ambientes e Práticas Emergentes organiza uma formação-flash sobre gamificação com a plataforma Moodle.

A gamificação em formações online tem vindo a ser introduzida como forma de motivação dos estudantes, estimulando a competição e a superação dos objetivos, bem como o sentido de progresso (passagem de níveis, pontos de experiência) na aprendizagem. Neste micro-workshop, pretende-se explorar algumas ferramentas de gamificação no contexto da plataforma Moodle, como o H5P, Game e quadros de pontuação/recompensas/medalhas.

Temas:

  • Introdução e acesso à plataforma Moodle
  • Atividades interativas H5P
  • Jogos com a atividade “Game”
  • Quadros de ranking e recompensas

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do formulário disponível em:

https://forms.gle/CBbjnEubh19ZcRUu9

Mais informações:

https://sead.spce.org.pt/gt-ape-gamificacao-moodle

World Education Summit 21 a 24 março 2022

Começa hoje a World Education Summit que decorre online até 24 de março 2022

Connecting the greatest educators across the world with incredible expertise, practice and the latest research, all delivered straight to you wherever you are, whenever you want it so your whole network can get involved.”

Este ano apresenta como um dos temas as tecnologias : “EdTech: New Relationships. New Efficacies. New possibilities. Shifting traditional EdTech focus on the Tech, back onto Behaviours.”

VPL – Laboratório Virtual de Programação

VPL (“Virtual Programming Lab”) é um ambiente de programação totalmente integrável num sistema de gestão de aprendizagem online, como o Moodle.

Através desta ferramenta, os alunos podem realizar, testar e submeter a avaliação trabalhos de programação em inúmeras linguagens (C, C++, Python, Java, etc.), sem necessidade de instalar software adicional no seu computador. Os docentes podem assim disponibilizar num formato uniforme e eficaz a componente prática do ensino da Programação de Computadores, a distância.

Está agora disponível a mais recente versão deste útil sistema: https://vpl.dis.ulpgc.es

Webinars: “O Digital na Educação II” e “O Digital na Educação III”

O CNE – Conselho Nacional de Educação organiza, no dia 7 de dezembro, pelas 15:00h, o Webinar “O Digital na Educação II”, e no dia 9 de dezembro, pelas 10:00h  “O Digital na Educação III” com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância das tecnologias digitais na educação e os caminhos a seguir para a obtenção dos melhores resultados. Para mais informações consulte o site.

Proposta de Candidatura do Professor Paulo Maria Bastos Dias para a Coordenação da SEaD-SPCE

Proposta de candidatura

Desde a reunião de constituição, a qual decorreu no âmbito do XIII Congresso da SPCE em 2016, a Secção de Educação a Distância tem vindo a desenvolver a sua atividade no domínio da reflexão sobre a educação digital, a distância e em rede, nas áreas da formação para a docência on-line, dos ambientes e práticas emergentes para as aprendizagens em
rede, e da qualidade e inovação pedagógica.

O percurso desenvolvido até ao presente tem como enquadramento a missão e objetivos da secção através dos encontros anuais e das demais reuniões de trabalho que temos vindo a realizar, como é testemunhado na página da secção https://sead.spce.org.pt

Contudo e pese embora a significativa presença nos encontros que temos vindo a realizar com acesso livre, o esforço desenvolvido ainda não se concretizou na ampla adesão da comunidade da Educação a esta iniciativa sob a forma de membros participantes e envolvidos no programa e atividades da secção.

É certo que os tempos de confinamento devido à pandemia criaram um cenário incerto e perturbador do regular desenvolvimento da secção, onde a sobrecarga do trabalho online de muitos dos potenciais membros poderá ter desmobilizado o interesse suscitado pelas oportunidades da tecnologia nestes contextos. Mas é também evidente que o imenso esforço da comunidade da Educação em construir alternativas ao confinamento e necessita agora de ser optimizado para um cenário pós-pandémico de enriquecimento do ensino e aprendizagem com o digital.

No III Encontro da SEAD realizado recentemente, os painéis que o constituíram tiveram uma forte participação de professores dos diferentes níveis de ensino, de investigadores e de outros profissionais, o que constitui um sinal de valorização da ligação entre o mundo académico e o profissional, em particular no que respeita à sessão dedicada aos jovens investigadores. Creio ser este um aspeto que merece a maior atenção para o desenvolvimento futuro pois, no quadro da missão da secção, esta é uma linha fundamental para a sustentabilidade do seu programa de ação, através da contribuição colaborativa para a reflexão e a inovação nos domínios da educação digital, a distância e em rede.

Para o conseguir concretizar teremos de desenvolver uma conceção da educação para além da visão da reprodução sócio curricular que sustenta uma sociedade com profissões e tarefas definidas. Esta é uma visão ultrapassada, em absoluta contradição com as dinâmicas das redes de aprendizagem e conhecimento na sociedade digital.

Creio que este é um momento decisivo para reforçar e consolidar a missão da secção, a qual se afirma no desafio da valorização da inovação e da mudança para a educação digital na sociedade em rede.

Para dar continuidade a este projeto apresento a minha candidatura para a coordenação da secção de Educação a Distância da SPCE, tendo como orientação o seguinte plano estratégico de ação:

  • i) promover a divulgação da investigação em curso, designadamente pelos jovens investigadores;
  • ii) constituir uma base alargada de membros participantes nas atividades da secção;
  • iii) valorizar o debate permanente entre investigadores jovens e seniores;
  • iv) construir a sustentabilidade funcional da secção como espaço de encontro e debate para a Educação Digital, a Distância e em Rede;
  • v) promover a participação da secção nos debates nacionais e internacionais neste domínio.

É este o desafio que nos espera e mobiliza, para o qual gostaria de contar com a vossa adesão a esta minha candidatura.

Com os mais cordiais cumprimentos,

16 de novembro de 2021

Paulo Maria Bastos da Silva Dias

Candidaturas recebidas para a Eleição do Coordenador da SEaD a 29 de Novembro de 2021

De acordo com a Nota Informativa 1 de 10/11/2021, cumpre-nos informar, enquanto Comissão Eleitoral, que foi rececionada e aceite, no prazo previsto, a candidatura do Professor Paulo Maria Bastos Dias para a coordenação da Secção de Educação a Distância da SPCE.

Aproveitamos para relembrar as próximas etapas do processo eleitoral:

  • Publicação do caderno eleitoral: até 26 de novembro;
  • Votação em sistema eletrónico a divulgar brevemente: 29 de novembro;
  • Divulgação dos resultados da votação: 30 de novembro.

Com os mais cordiais cumprimentos,


A Comissão Eleitoral

Teresa Pessoa

Luísa Aires
Teresa Pessoa