Proposta de candidatura
Desde a reunião de constituição, a qual decorreu no âmbito do XIII Congresso da SPCE em 2016, a Secção de Educação a Distância tem vindo a desenvolver a sua atividade no domínio da reflexão sobre a educação digital, a distância e em rede, nas áreas da formação para a docência on-line, dos ambientes e práticas emergentes para as aprendizagens em
rede, e da qualidade e inovação pedagógica.
O percurso desenvolvido até ao presente tem como enquadramento a missão e objetivos da secção através dos encontros anuais e das demais reuniões de trabalho que temos vindo a realizar, como é testemunhado na página da secção https://sead.spce.org.pt
Contudo e pese embora a significativa presença nos encontros que temos vindo a realizar com acesso livre, o esforço desenvolvido ainda não se concretizou na ampla adesão da comunidade da Educação a esta iniciativa sob a forma de membros participantes e envolvidos no programa e atividades da secção.
É certo que os tempos de confinamento devido à pandemia criaram um cenário incerto e perturbador do regular desenvolvimento da secção, onde a sobrecarga do trabalho online de muitos dos potenciais membros poderá ter desmobilizado o interesse suscitado pelas oportunidades da tecnologia nestes contextos. Mas é também evidente que o imenso esforço da comunidade da Educação em construir alternativas ao confinamento e necessita agora de ser optimizado para um cenário pós-pandémico de enriquecimento do ensino e aprendizagem com o digital.
No III Encontro da SEAD realizado recentemente, os painéis que o constituíram tiveram uma forte participação de professores dos diferentes níveis de ensino, de investigadores e de outros profissionais, o que constitui um sinal de valorização da ligação entre o mundo académico e o profissional, em particular no que respeita à sessão dedicada aos jovens investigadores. Creio ser este um aspeto que merece a maior atenção para o desenvolvimento futuro pois, no quadro da missão da secção, esta é uma linha fundamental para a sustentabilidade do seu programa de ação, através da contribuição colaborativa para a reflexão e a inovação nos domínios da educação digital, a distância e em rede.
Para o conseguir concretizar teremos de desenvolver uma conceção da educação para além da visão da reprodução sócio curricular que sustenta uma sociedade com profissões e tarefas definidas. Esta é uma visão ultrapassada, em absoluta contradição com as dinâmicas das redes de aprendizagem e conhecimento na sociedade digital.
Creio que este é um momento decisivo para reforçar e consolidar a missão da secção, a qual se afirma no desafio da valorização da inovação e da mudança para a educação digital na sociedade em rede.
Para dar continuidade a este projeto apresento a minha candidatura para a coordenação da secção de Educação a Distância da SPCE, tendo como orientação o seguinte plano estratégico de ação:
- i) promover a divulgação da investigação em curso, designadamente pelos jovens investigadores;
- ii) constituir uma base alargada de membros participantes nas atividades da secção;
- iii) valorizar o debate permanente entre investigadores jovens e seniores;
- iv) construir a sustentabilidade funcional da secção como espaço de encontro e debate para a Educação Digital, a Distância e em Rede;
- v) promover a participação da secção nos debates nacionais e internacionais neste domínio.
É este o desafio que nos espera e mobiliza, para o qual gostaria de contar com a vossa adesão a esta minha candidatura.
Com os mais cordiais cumprimentos,
16 de novembro de 2021
Paulo Maria Bastos da Silva Dias