III Encontro Internacional – Educação Digital

A Educação Digital é o tema do III Encontro da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP), que será realizado online no dia 18 de novembro, às 17h00 (Portugal Continental) com o objetivo de promover a partilha do pensamento e das experiências de aprendizagem em rede, em particular, as desenvolvidas ao longo da pandemia.

Temos uma conceção da educação sustentada ainda nos modelos de pensamento da reprodução social para construir uma sociedade normativa com profissões e tarefas definidas. Contudo, este é um modelo em absoluta contradição com as dinâmicas das redes de aprendizagem e conhecimento na sociedade digital, pois dois terços das crianças que estão a iniciar a sua escolaridade irão trabalhar em áreas que hoje desconhecemos.

O digital é líquido e, ao longo das suas diferentes expressões de desenvolvimento, encontrámos um nomadismo muito particular, por vezes disperso, como se manifesta na diversidade dos focos de atenção que decorrem da natureza de visitação das comunidades. Mas pertencer à comunidade significa o acolhimento e a inclusão para a construção social da proximidade digital.

A Educação Digital representa o nosso maior desafio para a inovação pedagógica e a sustentabilidade da comunidade de conhecimento em rede. Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *